Finanças

15 melhores filmes sobre finanças

Quer aprender sobre finanças de forma divertida? Separamos uma lista com 15 filmes sobre finanças para você maratonar! Confira na lista abaixo quais são.

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 26/04/2021

Aprenda sobre finanças de forma divertida

Antes de mais nada, veja nossas indicações de filmes sobre finanças. | Imagem: Freepik
Antes de mais nada, veja nossas indicações de filmes sobre finanças. | Imagem: Freepik

Antes de tudo, se você chegou até aqui, com certeza é uma das pessoas que possuem interesses sobre a vida financeira, certo? E se você veio com o intuito de diversificar suas ideias sobre o tema, você encontrou o post ideal. No artigo de hoje, iremos te indicar incríveis 15 filmes sobre finanças.

Então bora pegar a pipoca e conferir!

Anúncios

O que filmes sobre finanças podem te ensinar?

Inicialmente, aprender a lidar com dinheiro é uma tarefa que demanda muito estudo e planejamento.

Porém, hoje existem inúmeros meios para isso: livros, sites, cursos e palestras. É por meio deles, que você pode aprender sobre todo o contexto de uma forma muito mais simples e rápida.

Neste campo, o cinema também entra em cena!

Os filmes sobre finanças servem para incentivar a forma prática do planejamento e sucesso financeiro. Talvez após assistir um filme do gênero, você sinta vontade de iniciar sua própria jornada.

Então não vamos perder tempo!

15 melhores filmes sobre finanças

Anúncios

1.    O Lobo de Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme

O Lobo de Wall Street é um filme estadunidense, do ano de 2010, gênero drama dirigido por Oliver.

O filme conta a história de Gorgon Gekko, que após cumprir pena por fraudes em finanças, é finalmente liberto da prisão.

No entanto Gorgon fica impossibilitado de trabalhar novamente no mercado financeiro e, por isso, investe o seu tempo em palestras e na escrita de um livro, onde critica o comportamento de risco dos mercados.

De modo geral, este é um dos filmes sobre finanças que mais oferece lições valiosas sobre como lidar com dinheiro, as consequências da ganância e os valores éticos em um ambiente que busca constantemente os bens monetários.

2.    Margin Call: O Dia Antes do Fim

O filme retrata em seu roteiro a última noite de prosperidade em Wall Street, com a certeza do ganho dentro de uma firma de investimentos.

Em contrapartida, após anos de muita espera no mercado imobiliário, finalmente algo vai acontecer.

Para você que gosta desse tipo de tema, vale assistir e conferir!

3.    Money Monster: Jogo do Dinheiro

Lee Gate é o apresentador do programa de TV Money Mostro, onde repassa dicas e conselhos sobre o mercado financeiro. Uma vez que o programa conquista elevada audiência, a vida do apresentador se torna mais exposta.

Interessante, não é mesmo?

4.    Steve Jobs

Na nossa lista de filmes sobre finanças não poderia faltar o filme Steve Jobs. Este filme retrata os bastidores do mundo corporativo da vida de Steve Jobs, o fundador da Apple.

Para você que gosta de filmes que mostram a construção de uma marca, vale a pena conferir!

5.    Como ser Warren Buffett

No entanto, confira nossas seleções de filmes sobre finanças. | Imagem: Freepik
No entanto, confira nossas seleções de filmes sobre finanças. | Imagem: Freepik

O personagem Warren Buffet se tornou um dos homens mais respeitados do mundo.

O filme retrata a evolução dele, desde quando era apenas uma criança, até se tornar um homem conhecido mundialmente. No mesmo ciclo, o filme também mostra quais foram as pessoas que o ajudaram e o guiaram ao longo do seu caminho.

Ao permitir acesso aos seus vídeos caseiros nunca antes mostrados publicamente, Buffett oferece sua visão financeira de forma única, a fim de nos ajudar a compreender o que é realmente importante quando o dinheiro já não tem significado.

6.    Capitalismo — Uma História de Amor

O diretor Michael Moore mostra uma análise da forma como o capitalismo foi capaz de corromper os ideais de liberdade presentes na Constituição dos EUA.

O objetivo do sistema era gerar maiores lucros para um grupo da sociedade, enquanto a maioria perdia cada vez mais os seus direitos

Para quem gosta de finanças institucionais ou governamentais, este é um dos filmes sobre finanças que não pode faltar na sua lista.

7.    Trabalho Interno – Inside Job

Trabalho Interno é um documentário dirigido por Charles Ferguson, que mostra detalhes sobre a crise financeira global de 2007-2008.

Durante o filme, é exposto de forma muito clara, quais foram os fatores que provocaram essa crise e qual foi o seu impacto na sociedade.

Dividido em 5 partes, o longa explora como as mudanças políticas e bancárias ajudaram a potencializar a crise financeira, mostrando o lado sombrio de Wall Street e as más consequências dos empréstimos sem crédito.

8.    Quem Quer Ser um Milionário?

Jamal é um menino comum que trabalha servindo chá para uma organização afim de poder sobreviver.

Desse modo, o mesmo procura contornar sua situação financeira participando de concursos televisivos que medem o nível de sua inteligência.

Enquanto Jamal lida com a tensão de cada novo questionamento, sua experiência de vida repassa em sua cabeça. E é justamente esse fator que servirá de base para ele responder as perguntas e prosseguir rumo à sua vitória.

9.    Freakonomics

O filme foi inspirado no livro do economista Steven Levitt em parceria com o jornalista Stephen J. Dubner.

O documentário mostra a aplicação da teoria econômica para explicar as principais causas de uma série de problemas sociais, como o crime, o aborto, a corrupção e a segregação cultural.

Para você que gosta de refletir sobre finanças sociais, o documentário é um dos filmes sobre finanças bastante atrativo que você também deve assistir.

10. A Grande Aposta

O filme retrata o cenário da crise financeira entre os anos 2007-2008, e conta a história de Michael Burry, proprietário de uma empresa de médio porte.

Michael decide investir grande quantia de dinheiro do fundo que coordena, ao apostar que o sistema imobiliário do país quebrará em breve.

Essa decisão acaba gerando complicações com os seus investidores, já que ninguém nunca havia apostado contra o sistema e levado vantagem nisso.

Sabendo disso, um corretor de Wall Street, Jared Vennett, percebe essa oportunidade e começa a oferecê-la aos seus clientes.

O que será que acontece depois disso?

Filmes de maior bilheteria da história do cinema

Você já parou para pensar quais são os filmes de maior bilheteria da história do cinema?! Se você não, nós já! E é justamente sobre isso que falaremos nesse nosso texto.

11. À Procura da Felicidade

Se você trabalha, com certeza sabe como é se sentir produtivo.

À Procura da Felicidade é um dos filmes sobre finanças que trata desse sentimento, tal qual a maneira que ele pode ser aproveitado com ainda mais intensidade por quem já passou por momentos de profunda privação.

Mas de modo geral, o referido filme sobre finança traz uma visão mais reflexiva.

12. Até que a sorte nos separe

O filme retrata de modo geral, como o descontrole financeiro destrói até os maiores patrimônios.

Mas além de ser um filme sobre finança, a comédia também toma a cena!

Então, para você que gosta de dar risada, o roteiro é uma ótima forma de descontrair.

13. Grande Demais Para Quebrar – Too Big To Fail

Agora mergulhamos em um oceano corporativo de grande magnitude!

O contexto desse filme, produzido para a televisão e exibido em 2011 pela HBO, envolve o poder político das corporações e a sua dimensão econômica.

Pois o filme também retrata a história da crise de 2008, a partir do ponto de vista de Henry Paulson, Secretário do Tesouro norte-americano.

Então, gostou desse tema? Pois se sim, vale a pena assistir!

14. Os delírios de consumo de Becky Bloom

Assim como o próprio nome já incita, o filme retrata o contexto de consumismo desenfreado e a falta de planejamento financeiro.

Pois o vício em comprar por impulso leva a personagem principal à falência, deixando a lição de que economizar é fundamental para não se afundar em dívidas e ficar sempre no vermelho.

Mas se você se interessou pelo contexto, não perca tempo e inclua mais esse filme na sua lista de filmes sobre finanças!

15. O homem que copiava

Este filme foi um grande sucesso do cinema brasileiro, e retrata a frustração do funcionário, em trabalhar muito e receber pouco.

Muitos desses funcionários procuram uma maneira de melhorar suas situações financeiras, assim como o protagonista André.

Pois o mesmo é funcionário de uma papelaria, André tem a ideia de imprimir seu próprio dinheiro. Afinal, ele é o operador da máquina fotocopiadora.

Será que essa seria uma boa solução para os problemas dele?

Conclusão

Por fim, veja filmes sobre finanças para maratonar. | Imagem: Freepik
Por fim, veja filmes sobre finanças para maratonar. | Imagem: Freepik

Por fim, você conseguiu uma grande cartela de filmes sobre finanças para maratonar!

Os filmes sobre finanças que aqui indicamos mostram que o mercado financeiro nem sempre é aquela rotina rígida e monótona que estamos acostumados a ver.

Os roteiros seguem diversos temas que possibilitam a sua reflexão e entretenimento.

Sem dúvidas, vale muito a pena assistir! 

Gostou do artigo? Você já assistiu algum filme de finanças? Conta aqui pra gente!

Te esperamos por aqui mais vezes!!

Os 21 melhores aplicativos para ver filmes

Separamos os 21 melhores aplicativos para ver filmes no celular. Assim, você pode escolher à vontade. Confira no post!

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o Cartão de crédito Santander Unlimited Black

Conheça o Cartão de crédito Santander Unlimited Black e compre sem se preocupar com o seu limite! Entenda as vantagens e veja como pedir um.

Continue lendo
content

Cartão de crédito BB Universitário: como funciona

O Banco do Brasil trouxe uma opção de cartão para universitário. Quer saber como o BB Universitário funciona? Então, acompanhe aqui.

Continue lendo
content

7 vantagens do cartão Ame

Conheça as 7 vantagens do cartão AME, como funciona sua anuidade, bandeira e de que forma ele irá facilitar a sua vida financeira daqui para frente.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Prova de Vida do INSS 2021: como fazer?

É aposentado ou pensionista? Então chegou a hora de fazer a prova de vida do INSS. Aqui te explicamos tudo sobre o assunto! Clique e confira!

Continue lendo
content

O que é e como funciona o carnê digital?

Descubra em primeira mão o que é, como funciona o carnê digital e como essa nova forma de pagamento pode te ajudar com todas as vantagens.

Continue lendo
content

Como verificar se você está com o nome sujo no Serasa

Se você possui muitas dívidas em aberto, existe uma maneira simples e prática de como saber se você tem o nome sujo. Confira aqui!

Continue lendo